segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

QUEM DESENVOLVE AS NORMAS ISO?

As normas ISO são desenvolvidas por grupos de especialistas, dentro de comitês técnicos (TCS). TCs são compostas por representantes da indústria, ONGs, governos e outras partes interessadas, que são apresentadas pelos membros da ISO. Cada TC trata de um assunto diferente, por exemplo, existem TCs com foco em roscas, tecnologia de transporte, produtos alimentares e muitos, muitos mais.
ISO tem mais de 250 comitês técnicos. Detalhes dos comitês técnicos e links para a Secretaria e presidente contatos podem ser encontrados na lista de comissões técnicas .
Pesquisando a lista de comitês técnicos é uma forma de descobrir quais os assuntos ou setores são o foco do trabalho técnico da ISO.

Conselho de Gestão Técnica
Todo o trabalho técnico da ISO, incluindo as comissões técnicas, é administrado pelo Conselho de Gestão Técnica (TMB). Algumas das tarefas do TMB incluir a criação de comitês técnicos, indicação dos presidentes e monitorar o andamento dos trabalhos técnicos. O TMB reporta ao Conselho ISO.

Os países em desenvolvimento
Mais de três quartos dos membros da ISO são de países em desenvolvimento. O conhecimento e experiência refletida em Normas Internacionais de ajuda países em desenvolvimento realizarem o seu potencial e se envolver no trabalho de desenvolvimento torna-se de que suas necessidades sejam tidas em conta. ISO apóia a participação dos países em desenvolvimento no processo de normalização através de sua Comissão de Desenvolvimento Matters País ( DEVCO ).
Geminação relacionamentos é uma das ações ISO tomou para apoiar a participação de países em desenvolvimento membros. A relação de geminação significa que os membros podem trabalhar em conjunto para desenvolver a capacidade de um país em desenvolvimento.

Consumidores
Os pontos de vista dos consumidores também precisam ser levados em conta na elaboração de normas. Padrões muitas vezes moldar as características do produto. Se os consumidores desempenham um papel activo no desenvolvimento de normas, as características de um produto ou serviço são mais propensos a satisfazer as suas necessidades. Isso cria uma situação ganha-ganha para o consumidor eo fabricante ou prestador de serviços.

Os consumidores têm uma voz no desenvolvimento de normas internacionais ISO, através da participação da ONG Consumers International e os representantes dos consumidores de membros nacionais nas comissões técnicas. ISO tem também uma Comissão da Política do Consumidor (COPOLCO) que impulsiona a política ISO em apoio de um maior envolvimento do consumidor..

Nenhum comentário:

Postar um comentário