segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

DEFINIÇÕES ISO 9000


O que é o controle de Qualidade?

Uma parte da gestão da qualidade focada no cumprimento de requisitos de qualidade.

O que é a Garantia da Qualidade?

Uma parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos de qualidade serão cumpridas.

Outras definições

Garantia de Qualidade é definida como todas as atividades planejadas e sistemáticas implementadas no sistema de qualidade que podem ser demonstradas para fornecer confiança de que um produto ou serviço irá satisfazer as exigências de qualidade. 
Controle de Qualidade é definida como as técnicas e atividades operacionais utilizadas para satisfazer as exigências de qualidade . Garantia de Qualidade é fundamentalmente voltada para o planejamento e documentar os processos para garantir a qualidade, incluindo coisas como planos de qualidade e de inspeção e teste de planos de controle de qualidade , por outro lado é a verificação física de que o produto está de acordo com essas disposições planejadas pela inspeção, etc medição da Qualidade garantia é um sistema de avaliação do desempenho do serviço, da qualidade de um produto contra um sistema, requisito ou padrão especificado para os clientes. 
Controlo de Qualidade é o processo envolvido no interior do sistema para garantir uma gestão de trabalho, competência e desempenho durante o fabrico da a produto ou serviço para garantir que ele atenda o plano de qualidade como projetado. 

Controle de Qualidade
  • O que: As atividades ou técnicas utilizadas para atingir e manter a qualidade do produto, processo e serviço.
  • Como: Encontrar e eliminar as causas dos problemas de qualidade por meio de ferramentas e equipamentos para que os requisitos dos clientes, que são continuamente atendidos.
Garantia de Qualidade
  • O que: Prevenção de problemas de qualidade através de atividades planejadas e sistemáticas, incluindo documentação.
  • Como: Estabelecer um bom sistema de gestão da qualidade e da avaliação da sua adequação e auditoria de conformidade do sistema de operação e revisão do sistema em si.
Controle de Qualidade apenas mede e determina o nível de qualidade dos produtos ou serviços. É um processo em si. 
Garantia da Qualidade é um sistema completo para garantir a qualidade dos produtos ou serviços. Não é só um processo, mas um sistema completo incluindo também o controlo. É uma forma de gestão.

Qual é a diferença entre a Garantia de Qualidade e Controle de Qualidade?

Controlo de Qualidade
Garantia de Qualidade
Produto
Processo
Reativo
Pró-ativa
Função linha
Função Pessoal
Encontre os defeitos
Prevenir os defeitos
Caminhe por
Auditoria da Qualidade
Teste
Definição de Processos
Inspeção
Seleção de ferramentas
Revisão Checkpoint
Treinamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário