sexta-feira, 9 de novembro de 2012

DOCUMENTAÇÃO ISO 9001


A documentação do Sistema de Gestão da Qualidade deve incluir:
  • Declarações documentadas de uma política da qualidade e dos objetivos da qualidade;
  • Manual da Qualidade;
  • Procedimentos documentados requeridos pela norma;
  • Documentos necessários para que a organização assegure o planejamento, a operação e controle eficaz dos seus processos;
  • Registros requeridos pela norma.

O Manual da Qualidade…

…deve incluir:
  • O escopo do SGQ, incluindo detalhes e justificativas para quaisquer exclusões;
  • Procedimentos documentados estabelecidos para o SGQ, ou referentes a eles;
  • Descrição da interação dos processos do SGQ.

Procedimentos

Devem ser elaborados manuais de procedimentos, que listam as operações utilizadas na organização e também definem as responsabilidades (cargos, funções etc.). Estes manuais devem abranger todos os elementos do SGQ usados pela organização.
Além disto, estes documentos devem conter as instruções operacionais dos procedimentos listados. As instruções nada mais são do que relatar os métodos de inspeção, cronogramas de trabalho, especificações, exceções etc.

Controle de documentos

Todos os documentos do SGQ devem ser controlados. Deve-se estabelecer um procedimento documentado para definir os controles necessários para:
  • Aprovar documentos quanto a sua adequação, antes da emissão;
  • Analisar criticamente e atualizar quando necessário, e reprovar os documentos;
  • Assegurar que alterações e a situação de revisão atual sejam identificadas.

Controle de registros

Os registros são um tipo especial de documento e devem ser controlados.
Os registros devem ser estabelecidos e mantidos para proverem evidências da conformidade com requisitos e da operação eficaz do SGQ. Todos os registros devem ser mantidos legíveis, prontamente identificáveis e recuperáveis.
Um procedimento documentado deve ser estabelecido para definir os controles necessários para identificação, armazenamento, proteção, recuperação, tempo de retenção e descarte dos registros da qualidade.

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