segunda-feira, 8 de outubro de 2012

BENEFÍCIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE


São os inúmeros os benefícios da implantação da ISO 9001 em uma organização. O principal deles é o diferencial competitivo que uma empresa que implementou e obteve a certificação ISO 9001 passa a ter.
Conquistar a certificação representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a ISO 9001 assegura boas prát
icas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Além disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processo e a redução de custos.
Mas por que falamos tanto em “diferencial competitivo”? Com a implementação e a certificação, uma empresa consegue:
• Melhoria do desempenho do produto/serviço e,
conseqüentemente, maior satisfação do consumidor;
• Planejar e controlar de forma sistemática as rotinas de
trabalho (padronização e definição de responsabilidades),
eliminando retrabalho e dando mais agilidade aos processos;
• Reduzir custos, já que a produtividade será maior;
• Melhorar a comunicação, a moral e a satisfação dos
colaboradores no trabalho;
• Aumentar as oportunidades de mercado, já que muitas
empresas grandes só compram de fornecedores que têm o
Certificado ISO 9001;
• Melhorar a imagem da empresa;
• Reduzir riscos (os investimentos são mais seguros, uma vez
que os processos são mais organizados e direcionados para
melhor posicionamento) e melhorar a relação com
fornecedores e investidores;
• Desenvolver fornecedores: o reflexo da certificação sobre os
fornecedores é notável, e eles passam a submeter-se a
especificações mais precisas e parâmetros de qualidade mais
rígidos. Quem ganha, no final das contas, é o cliente.
É por isso que afirmamos: O obter a certificação ISO 9001 é um BAITA diferencial competitivo!

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